Terapeutas, como começar na Terapia Holística?

Terapeutas, como começar na Terapia Holística?

A pergunta mais comum que recebo todos os dias é: como iniciar na terapia holística e o que devo fazer para me tornar um terapeuta holístico? E você que chegou até aqui já deve ter se perguntado, ou tem dúvidas relacionadas a isso, certo?

Então, nesse post eu vou revelar alguns passos que considero essenciais para atuar na profissão.

Em primeiro lugar, todo profissional de Terapia Holística precisa ter alguma formação na área, e claro, o ideal é fazer um bom curso de Formação em Terapia Holística, que é um curso livre, ou seja, não necessita de uma autorização ou ser credenciado a algum órgão específico, já que o trabalho é realizado com técnicas não invasivas. Mas em geral, o terapeuta holístico precisa conhecer e aplicar uma ou mais técnicas da chamada “medicina alternativa” ou “terapias complementares”. Exemplo de técnicas que o terapeuta holístico pode se especializar são: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Meditação, Reflexologia, Ortomolecular, Fitoterapia, Terapia de Regressão, Bioenergética, entre outras, para atuar como profissional.

Quando eu comecei, não tinha noção de nada disso, e muitos terapeutas não atuam por medo de se assumir e acabar fazendo algo ilegal. Por isso que agora eu vou explicar porque não há risco de você trabalhar, e ter algum problema que lhe impeça de exercer a profissão. Vamos lá:

Esta profissão (a de Terapia Holística) é autorregulamentada, ou seja, ela é lícita, portanto não existe um órgão que avalie ou mesmo fiscalize se a pessoa está ou não apta a atuar. Entretanto, ela faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações como mais uma das mais de trinta mil profissões que existem lá.

Sendo assim, o que acontece é que a CBO registra este número de profissões e destas, cerca de 0,3% possuem uma lei regulamentando. Ou seja, via de regra, a esmagadora maioria das profissões brasileiras são desregulamentadas, cabendo a “lei do mercado” a seleção dos trabalhadores.

Terapia Holística – A profissão do futuro

Você já percebeu que hoje o mundo da informação se expande numa velocidade sem igual, não é mesmo? Por isso, se você souber como se tornar um expert num tópico ou assunto, será capaz de atingir resultados incríveis, até mesmo como terapeuta.

Pare e pense: quem são as pessoas que precisam de terapia? Todo mundo… Afinal, quem é que não tem algum problema para resolver? Quem não tem conflito de relacionamento, medo de algo, problemas financeiros, insatisfação no trabalho, vazio no peito, doenças, etc?

E mais, ao assumir quem você quer ser e libertar-se do medo e da dúvida que impede o seu sucesso, as chances são que você vai alavancar a sua vida profissional.

Como fazer isto, como se assumir? O primeiro passo é acreditar no seu potencial e no seu dom, entendendo que essa força vai auxiliar para que você realmente mude a sua história.

Ao longo do tempo eu aprendi que não adianta falar da ferramenta ou das técnicas que utilizamos em consultório. As pessoas compram a transformação que você gera nelas. E você, terapeuta holístico, precisa mostrar que é capaz de ajudar a encontrar o que ela deseja e sonha. Você é a sua marca. A pessoa não compra o seu atendimento de terapia holística, ela compra “você” e a sua capacidade de fazer o que ela quer. Por isso é preciso estabelecer uma conexão, relacionamento e demonstrar entusiasmo porque você acredita no que faz.

As terapias complementares trabalham com o entendimento de que toda a doença ou desequilíbrio começa quando você perde a fé em si mesmo, quando não acredita em sua capacidade e se afasta do seu propósito. Assim, esta falta de fé, gera pensamentos densos, confusos e negativos. Pela física quântica, hoje se sabe que todo o pensamento gera uma emoção. Portanto, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma emoção negativa. Por fim, se ficar somatizando essas debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.

As terapias holísticas são uma das profissões que mais cresce no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas há milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos é devido ao enfoque do ser humano como um ser integral, composto de espírito, mente, emoção e corpo físico. Sendo assim, no enfoque holístico, a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.

As técnicas utilizadas na medicina alternativa podem ajudar as pessoas a aliviar o estresse físico ou emocional, dores nas costas, previne e combate depressões, insônia, TPM, ansiedade, medos, síndromes, além de ajudar a melhorar algumas questões como: insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e de coragem, insegurança, etc. Fazendo o uso de vários métodos diferentes, consegue-se detectar o que está realmente gerando desequilíbrio e trata-se diretamente a causa.

É importante saber que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta não é médico, por isso, não pode usar terminologias como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos. Um bom terapeuta, assim como qualquer profissional que queira servir, respeitar ao próximo e ajudar na evolução da humanidade, precisa especializar-se, ter uma boa formação, muita pesquisa e dedicação, pois estes são ingredientes essenciais para um profissional de sucesso.

E para você que quer viver desta proposta, mas acredita que não é capaz ou que precisa estar sempre muito bem para ajudar, eu vou deixar um vídeo aqui, onde eu falo mais sobre isso, veja!

Como ser um Top Terapeuta Holístico?

E se você quiser ainda mais recursos para ser um profissional de sucesso, ter uma vida que você ama e ajudar pessoas, eu quero lhe compartilhar algo:

Eu acredito tanto na proposta de tornar pessoas que querem ser terapeutas holísticos em TOP TERAPEUTAS e que a Terapia Holística pode salvar o mundo, que hoje me dedico cem por cento em ajudar esses profissionais a realizarem o sonho de viver de Terapia Holística.

Por isso se você quiser iniciar do zero nesta profissão eu quero te convidar para ver uma aula que eu fiz, onde eu falo sobre OS 5 PASSOS QUE TERAPEUTAS HOLÍSTICOS ESTÃO USANDO PARA COMEÇAR DO ABSOLUTO ZERO E REALIZAR O SEU PRIMEIRO ATENDIMENTO DE FORMA PROFISSIONAL. Veja a aula, clicando aqui!