Terapeuta, seu corpo fala de você.

Terapeuta, seu corpo fala de você.

Uma das formas mais poderosas de gerar conexão com alguém, é através do Rapport. Algo que aprendi e utilizei como ferramenta dentro do consultório. Pois quando a pessoa chega para o atendimento a primeira vez, ainda se sente insegura e nem todo mundo se “solta” nesse primeiro contato. Então, o que fazer?

Segundo Anthony Robbins “Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.”

Rapport é uma palavra de origem francesa e não tem tradução para o português, entretanto, dentro da PNL criar o Rapport pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação.

Quando você gera Rapport com a outra pessoa, a confiança tende a aumentar e a tensão diminui, fazendo com que o seu cliente fique mais à vontade. Ele se abre mais e consegue compartilhar informações pessoais, e até mesmo profundas que serão reveladas dentro de uma consulta. Assim, falará mais sobre suas necessidades, desejos, objetivos, sonhos e medos pessoais.

E eu resolvi falar disto neste post, porque pesquisas revelam que apenas 7% da comunicação é baseada nas palavras que realmente dizemos. Quanto ao resto, 38% vem do tom de voz e 55% da linguagem corporal. Por isso entender da linguagem não verbal pode ajudar muito o terapeuta (e até mesmo quem não é terapeuta) a usar o gatilho do “se importar” com o outro. Afinal, eu considero Rapport uma forma sutil e muito eficiente de você estar em sintonia com o seu cliente.

Então, como criar Rapport?

Para criar Rapport você pode espelhar qualquer parte do comportamento do seu consultante, ajustando o seu comportamento verbal e não verbal para se mover junto com ele. Isso é o mesmo que dar um comando para a mente inconsciente da pessoa, dizendo para confiar em você, pois é “parecido” com ele. É quase como imitar os gestos que ele faz, para vocês entrarem em sintonia através da linguagem corporal.

Muito importante: esta técnica atinge um nível inconsciente, portanto tem que ser feita com DISCRIÇÃO, ELEGÂNCIA E SUTILEZA, caso contrário acabará irritando a outra pessoa, pois parecerá chato se simplesmente imitar os gestos dela.

 

O que pode ser espelhado?

 Com o corpo: escolha qualquer movimento do corpo que seja constante e espelhe. Como por exemplo, se a pessoa estiver gesticulando muito com os braços, no momento que você fala repita os mesmos movimentos que o seu consultante fez ao se expressar.

Pela voz:iguale a tonalidade, volume, ritmo, velocidade e etc.

Pelas palavras: use as palavras que ela usa ou/e que coloca ênfase, use também os seus termos preferidos.

A respiração: iguale sua respiração no mesmo ritmo da respiração da outra pessoa. Inclusive este é o mais forte, conseguindo fazer este gesto com eficácia terá um resultado bem bacana.

O rosto: pode levantar sobrancelhas, apertar os lábios, enrugar o nariz e concordar mexendo a cabeça enquanto a pessoa fala.

Estes são alguns dos espelhamentos possíveis. É importante lembrar novamente: você precisa fazer o espelhamento de forma sutil, como se não estivesse fazendo propositalmente, entende?  Pois é assim que a técnica se torna eficaz.

Outra coisa importante é o acompanhamento, ou seja, primeiro acompanhe o que a pessoa faz, para depois conduzir. Podemos relacionar isso a uma dança, primeiro você acompanha o seu par no ritmo da música e logo depois ele vai acompanhando. Em um nível alto de Rapport é possível que a pessoa comece a lhe espelhar também.  Neste momento a pessoa aceita melhor o que você for sugerir a ela, e se entrega mais ao atendimento, ao processo. Pois você conseguiu gerar confiança.

Bem, se você tem interesse em ser Terapeuta Holístico e quer viver desta profissão, eu quero lhe convidar para ver uma super aula onde eu vou compartilhar os 5 Passos Que Terapeutas Holísticos Estão Usando Para Viver de Terapia Holística, Fazer o que Amam e Atrair Uma Enxurrada de Clientes!

Acesse aqui para ver a aula! 

 

Abra portais para o sucesso e a confiança!

E agora para finalizar vou deixar um vídeo que está no meu Canal do Youtube. Nele eu falo sobre como você pode cuidar da forma se comunica com o seu corpo e como ele lhe ajuda a atingir os seus objetivos!

(Se ainda não se inscreveu no meu canal, acesse http://www.youtube.com/catiabazzane acompanhe mais vídeos e dicas exclusivas para Terapeutas Holísticos.)

Alguns dados foram extraídos do site: https://maispersuasao.com.br/rapport-e-confianca