Terapeuta: o que fazer para mudar de profissão?

Terapeuta: o que fazer para mudar de profissão?

Você quer mudar, se tornar terapeuta e não sabe como fazer a transição profissional? Precisa do emprego que tem hoje, por causa do dinheiro, do salário e da condição que ele oferece? Acredita que é difícil você prosperar com a Terapia Holística?

Bom, neste post eu vou lhe falar de sete passos, dando dicas do que eu e outros terapeutas fizemos para mudar profissionalmente e o mais importante: ter sucesso.

Eu comecei a minha vida profissional sendo professora de educação infantil. Eu amava o que eu fazia. Estava certa de que essa seria a minha profissão, pois desde criança eu sempre brincava de “ser professora”. Só que no fundo eu sentia que não era feliz com alguma coisa. Reclamava muito; às vezes, tinha crises de câimbras horríveis; dor de garganta seguidamente; acordava cansada e sem disposição nenhuma para trabalhar. E por mais que eu me esforçasse, eu não conseguia ter ânimo; nunca tinha dinheiro suficiente para pagar as contas e sofria porque parecia que a minha vida não dava certo.

Também tinha sonhos que nunca saiam do papel e medo de enfrentar uma nova realidade, porque era conformada com o que eu tinha e não ambicionava mais…

Até que depois de fazer alguns atendimentos de Terapia Holística e alguns cursos na área do desenvolvimento pessoal, eu senti um chamado para ser terapeuta.

Eu resisti muito no início, pois na época eu cursava Pedagogia, tinha planos de fazer um concurso público e já estava com uma ideia formada sobre o meu futuro.

Sendo assim, eu questionava sobre como eu ia ser bem sucedida atuando numa profissão como essa. Será que eu teria clientes? Será que ia dar certo numa cidade pequena, onde poucas pessoas conheciam este tipo de trabalho? Como eu ia explicar para minha família essa transição?

 

Terapeuta holístico: os 7 passos para a transição profissional.

Agora eu vou falar de sete passos para fazer uma transição profissional. Esse passo a passo me ajudou muito e ajuda outros terapeutas que estão vivendo este processo. Por isso, tenho certeza de que vai te ajudar também. Vamos lá:

PASSO 1: Conscientize-se de que você será o seu “próprio chefe”! Como lidar com isso Cátia? Eu sei que você deve ficar assustado quando percebe que ao ser terapeuta, vai ter que cuidar de tudo sozinho. Terá que pensar nas estratégias para divulgar e atrair clientes, achar local para atender, cuidar das finanças, estruturar os seus atendimentos e ainda administrar a sua vida pessoal.

Neste caso, o que me ajudou foi ter uma mentalidade empreendedora, no sentido de que você precisa se convencer sobre o seu papel, e ir em busca do que for preciso para alinhar as coisas. Muitas vezes eu procurei ajuda de pessoas que eram experts na área do empreendedorismo e não de Terapia Holística. E digo que agir assim foi fundamental para eu me organizar e deslanchar na profissão.

PASSO 2: Organize as suas finanças! Guarde dinheiro e de preferência para pelo menos uns seis meses. O ideal é você guardar proporcional a um ano de salário ou a quantia que você precisa para sobreviver neste período. Caso demore para deslanchar na nova profissão, não se sentirá tão inseguro para seguir em frente. Isto é fundamental, pois se não tiver reserva financeira, vai acabar focando no desespero financeiro. E aí a causa, a missão e o amor pelo que faz começam a ficar duvidosos…

PASSO 3: Liberte-se dos medos que você tem de dar errado! Olhe para a sua história e honre cada passo que você deu! Pois tudo que foi vivido é importante para você ser quem é hoje. Acredite que por mais que situações ruins tenham ocorrido e você tenha ficado até traumatizado com isso, a mesma pessoa que você era quando passou pelas situações, não deve mais ser a mesma de hoje, de agora. Então, por que manter o mesmo padrão e os mesmos pensamentos? Confie em você, na sua evolução e em tudo que você aprendeu nesses processos! Tenha a certeza de que está no caminho e que vai dar certo!

PASSO 4: Blinde a sua autoconfiança e pare de acreditar naqueles que dizem que vai dar errado! Sempre terão pessoas que vão duvidar e farão você ficar indeciso sobre a sua profissão. Pois as pessoas que nos amam, querem nos proteger e ter certeza de que fizemos a melhor escolha. Respeite, faça a sua parte, se comprometa e mostre para elas o quanto podem confiar na sua decisão!

Normalmente quando nos dedicamos e nos sentimos mais confiantes, as pessoas também se sentem confortáveis em ver a nossa dedicação e começam a nos apoiar.

PASSO 5: Você vai ter desafios sempre, acostume-se com isso! É a capacidade de levantar quando cai que lhe renderá ótimos frutos. Sabe por que? Porque para ajudar as pessoas, os terapeutas precisam se superar e passar pelos desafios da vida. Essa é a maior de todas as riquezas que o profissional pode compartilhar com os seus clientes.

E mais, se você for estudar histórias de sucesso, verá que a maioria das pessoas bem sucedidas no mundo passam por situações muito difíceis e depois de enfrenta-las, conseguem resultados incríveis. Eles não choramingam, nem esperam por milagres. Apenas param tudo, olham para a situação, aprendem e compartilham essas histórias e superações de alguma forma!

PASSO 6: Tenha um mentor, alguém que lhe inspire e auxilie você na caminhada que inicia. Porque sozinho é mais difícil e até mais demorado. Quando estamos conectados com pessoas que já passaram pelo que você está passando, elas encurtam o caminho, facilitam as coisas. Além disso, você se sente mais forte e mais confiante, pois tem certeza de que alguém já viveu e superou, então por que você não vai conseguiria, já que outras pessoas conseguiram, não é mesmo?

PASSO 7: Ultimamente tenho estudado muito sobre algumas leis que regem a nossa vida e também sobre a Constelação Familiar. E nesses estudos aprendi que ao nos conectarmos a nossa origem, temos mais força e leveza para seguir o nosso caminho!

Por isso a primeira dica que quero lhe dar relacionada a isso é: honre a sua história profissional, inclusive o seu emprego atual (caso esteja trabalhando ainda). Agradeça por cada lugar que você passou e por cada experiência vivida! Pois imagino que este emprego de hoje, deve ter lhe dado recursos para fazer cursos, terapias e tantos outros investimentos para você ser terapeuta, não é mesmo? Então faça um exercício mental de honrar e agradecer, ok?

Outro exercício que faço diariamente é me conectar com a força e o amor dos meus pais. Mesmo que você não tenha afinidade ou aproximação com eles, mesmo que já tenham partido deste mundo, mesmo que estejam longe ou que você não os conheça, sua alma consegue se conectar com eles, pois essas pessoas lhe deram a vida, o maior de todos os presentes. Algo que você nunca conseguirá retribuir na mesma proporção.

Neste caso o que fazemos é dedicar o nosso sucesso a eles. Na prática, você pode mentalizar que o seu pai fica do lado direito, sua mãe do lado esquerdo. E após sentir que eles estão ao seu lado, agradecer e honrar tudo que eles fizeram para que você estivesse aqui, neste mundo!Faça isso sem julgamentos, sem reinvindicações e sem ficar medindo o que eles fizeram de certo e errado. Apenas se concentre em ser filho (ou filha) e receber a bênção que eles podem lhe dar. Assim se sentirá mais confiante para seguir em frente no seu propósito!

Para finalizar quero deixar aqui um vídeo sobre como ter sucesso está relacionado a mãe. Nele eu, a Franciele Dias e o Benito Ribeiro (meus alunos do Top Terapeuta), falam sobre essa relação na visão da Constelação Familiar. Vale a pena conferir! 

Sobre iniciar na Terapia Holística.

Caso você esteja interessado em começar do absoluto zero, veja abaixo como participar da Imersão Terapeuta do Zero. É um evento online, onde eu falo mais detalhes sobre o que o terapeuta precisa para começar de forma profissional e ser um terapeuta de sucesso.

Veja mais, clicando aqui!