O que devemos perguntar no primeiro atendimento de Terapia Holística?

O que devemos perguntar no primeiro atendimento de Terapia Holística?

Lembre-se sempre que o primeiro atendimento de Terapia Holística é o primeiro contato mais próximo que o terapeuta faz com o cliente.

Por isso eu gosto de indicar que o profissional conheça um pouco da história desse cliente, para com isso direcionar o seu trabalho.

Uma coisa que gosto muito de dizer também é que “não existe uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão”.

Para isso indico que sempre pense em formas de encantar o cliente nesse primeiro contato... se importar com a pessoa que está disposta a falar de sua vida, de seus desafios e expor a sua realidade!

E então procure desenvolver o seu roteiro de atendimento... crie... personalize algo que tenha a sua energia, a sua cara! Com isso você já está criando uma conexão com o seu cliente.

E mais, digo que o primeiro passo é entender quem é esse cliente...

Conheça as suas necessidades!

Eu, Cátia, tenho um roteiro de perguntas, uma ficha de atendimento, que desenvolvi ao longo de anos de trabalho, que me permite direcionar não somente o primeiro atendimento, como os próximos... ele se tornava muito eficaz para mim. Hoje eu o divido com os meus alunos nos meus cursos.
 

Agora vamos lá... o que perguntar mesmo?

Geralmente eu começava perguntando como estava a vida da pessoa... de 0 a 10? Logo depois... o que faltava para ser 10?

A partir daí você vai seguindo... Pode perguntar também o que levou ela a fazer terapia?

Muito importante: Quem indicou a terapia? Isso já é um termômetro para ver como anda a sua divulgação e por quais caminhos estão sendo mais eficaz chegar nas pessoas.

Assim você estará entendendo a principal dor, a principal dificuldade da pessoa.

A partir disso, para entender um pouco melhor a causa e ter os instrumentos ideais de trabalho, você precisa saber da história, da infância, adolescência, relacionamento pai e mãe, relacionamentos amorosos, entre outras.

Com isso você consegue compreender muito do que trouxe essa pessoa até você.

No final da consulta sempre gostava de fazer um trabalho sobre objetivos de vida, e aí já fazer uma introdução para o próximo atendimento, gerando o desejo de dar mais um passo na sua jornada, na sua evolução.

Uma dica: não fique querendo adivinhar, intuir o tempo inteiro o que o cliente tem ou está pensando... aja no concreto, na investigação. Procure investigar o que você está percebendo ou intuindo, e faça perguntas para ver se essas percepções são sobre a vida do cliente ou se são sobre a sua vida.

Respeite o seu lugar de terapeuta e o lugar do outro, do consultante... invista no que o seu cliente tem de conhecimento, o que ele está trazendo junto na sua história, na sua fala!

É importante você colocar para o seu cliente as suas percepções, mas nem sempre você pode falar tudo naquele momento, pois muitas vezes o seu consultante não está preparado para receber todo esse feedback.

Imagina, ele apenas foi numa primeira consulta! E está começando o seu processo de evolução. Para muitos tudo é muito novo e precisamos respeitar esse processo, o momento que cada um está vivendo.

Por isso é importante ouvir o que ele pensa da sua vida... respeitando o seu tempo.

Com essas dicas, sei que você irá conduzir um ótimo atendimento e impactar esse momento. Sei também que vai compreender mais e melhor quem é esse cliente, o que ele traz consigo, a sua história e agindo assim, você vai mostrar o quanto “se importa” com a pessoa que está na sua frente.

Olha! Se você encantar no primeiro atendimento, se a pessoa sentir que teve uma transformação positiva e sair empolgada da experiência que teve, além desse cliente voltar para as próximas consultas, provavelmente ele irá indicar o seu trabalho para seus amigos e familiares. E isso vai se tornar o maior divulgador do seu trabalho.

Quer saber como iniciar do zero na Terapia Holística? Então veja esse vídeo e saiba tudo que você precisa para ser um profissional dessa área.