Foco: por que é mais fácil desistir do que persistir?

Foco: por que é mais fácil desistir do que persistir?

A persistência é uma ideia firme e constante de algo que se pretende fazer, mesmo na presença de incômodos ou dificuldades. É uma virtude fundamental para o sucesso, pois fortalece a vontade e a atitude das pessoas. Ser persistente não é uma tarefa fácil — é normal encontrar obstáculos e querer desistir. A rotina, o desânimo e o medo das mudanças também contribuem para aumentar a falta de persistência.

Persistir é manter seus objetivos sempre no foco e mesmo nas maiores dificuldades ou enfrentando obstáculos que poderiam se tornar intransponíveis, você resistir e continuar. Não podemos confundir persistência com teimosia, pois a teimosia é arrogância. Já persistir é manter-se no caminho a qualquer custo. É simplesmente não desistir mantendo-se ético no caminho todo.

Procure analisar: quanto vale nós sabermos que persistimos; que não nos entregamos às dificuldades; que demos o máximo de nós mesmos e que fizemos por merecer? Talvez este valor não seja tangível, mas sabemos reconhecer uma pessoa que persiste, porque ela consegue conquistar o que quer. E este é o melhor dos valores, neste sentido.

Portanto, os benefícios não são apenas para o próprio ego, mas impactam também nas pessoas que nos cercam. Elas começam a entender que se alguém consegue, elas também conseguem. Com isso nos tornamos referência e podemos pelo nosso exemplo, tornar os processos em que atuamos muito melhores.

Isto é uma questão de atitude. Persistir é uma decisão que tomamos: não existe uma pessoa meio persistente, ou ela é ou não é. Apesar de existirem pessoas indecisas que são assim: ora persistem, ora desistem. O persistente não desiste nunca. E mesmo que os desafios surjam estimulando a desistência, esses indivíduos apenas percebem que se o caminho o qual estão seguindo não funciona, eles encontram outro. O importante é não desistir de enxergar outras saídas. Porque desistir é abster-se; é renunciar; é deixar de lado, desacreditar ou perder a fé.

Às vezes, para algumas pessoas, persistir cansa. E ter fé é difícil, pois quem não consegue persistir, dificilmente conseguirá manter-se focado em algo, que dirá acreditar que é possível chegar há algum lugar. Por isso, se torna cansativo. E fé quase sempre está ligada, ao nosso poder ou a consciência de que somos muito mais do que acreditamos.

Por muito tempo, as pessoas foram condicionadas a não acreditar nelas mesmas e a esperar apenas pela recompensa de seus esforços, sem sucesso. Não entendíamos que a compensação não vem de fora, de algum lugar, mas vem de dentro de nós. Essa maneira de ser e de pensar é que nos leva a desistir das coisas e a tornar difícil e cansativo acreditar em nossos potenciais de verdade.

Outro fator que nos estimula a ter falta de persistência é não ter individualidade. Pensar apenas nos outros; no bem-estar de alguém e sofrer desnecessariamente, procurando resolver os problemas das outras pessoas, nos ajuda a esquecer de nós mesmos, das nossas vontades e consequentemente da nossa realização interior.

Com essa preocupação desfocada, ou seja, focada no outro, fica mais difícil mesmo conseguir manter constância de propósito.

Precisamos aprender cada vez mais, que nosso mundo externo é um reflexo do mundo interno. Se não alcançamos o que almejamos, seja no âmbito que for é porque estamos deixando de focar em nós. Com isso, deixamos de ser persistentes, nos distraímos e perdemos a vontade de obter aquilo que gostaríamos, ou ficamos obcecados por encontrar uma solução, porém sem sucesso, sem concretização. Mas por quê? Falta de persistência e foco.

Para comprovar o que estou dizendo, pense numa coisa que gostaria muito de realizar e que de tanto querer isso, você a conquistou. Deu certo? Funcionou manter-se constante neste desejo? Aposto que as vezes que você fez isso sem fraquejar, as coisas fluíram e aconteceram. Então, apenas busque essa essência de um guerreiro que batalha para ganhar, mantendo a ética e o valor que a persistência nos oferece como recompensa, que é o sucesso e a bem-aventurança.

E para finalizar, quero compartilhar sobre a Maratona Ative Seu Potencial, serão 3 encontros ao vivo comigo, onde você vai aprender o segredos dos terapeutas que estão dobrando o seu número de clientes. Para ver maiores informações e garantir o seu acesso pelo preço promocional, acesse aqui!