O que são Chacras?

O que são Chacras?

A palavra chacra vem do sânscrito (língua milenar da Índia) e significa roda de luz. No nosso caso, significa um eixo rotativo de energia. Em nosso corpo existem milhares de chacras. Mas aqui falaremos dos sete chacras principais, que são como “gerenciadores” dos chacras menores. Já sabemos que são os reflexos energéticos das nossas sete glândulas endócrinas principais: suprarrenais (tem função importante na regulação da resposta do corpo ao stress, equilibrando o sistema imunológico e o metabolismo), gônodas (testículos no homem e ovários na mulher, secretam os hormônios sexuais testosterona no homem e estrogênio e progesterona na mulher, controlando o desenvolvimento sexual, o impulso sexual e a fertilidade), pâncreas (secreta a insulina necessária para o metabolismo do açúcar), timo (exerce um papel importante no desenvolvimento do sistema imunológico, principalmente no início da vida), tireoide (controla o ritmo com que as células queimam o combustível extraído dos alimentos para produzir energia), hipófise (produz hormônios que controlam várias outras glândulas endócrinas) e pineal (secreta um hormônio que ajuda a regular os padrões de sono e vigília). Poderíamos dizer que cada uma delas está conectada a um centro de energia (chacra) que tem a função de captar, receber e distribuir energia à glândula, para que esta funcione na freqüência necessária para produzir todos os componentes e nutrientes necessários ao nosso corpo. As glândulas endócrinas são responsáveis por toda a produção de nossos “remédios” internos, ou seja, todas as substâncias necessárias para que nosso corpo funcione normalmente, com saúde e equilíbrio. Se os chacras estão em equilíbrio perfeito, temos saúde e escudo imunológico também perfeito, não sendo necessário recorrer a medicação alopática.

Os chacras são portas de entrada para a saúde ou para a doença e isto depende da nossa maneira de lidar com nosso emocional. Os desequilíbrios nos chacras são causados por qualquer tipo de emoção forte (Raiva, Ódio, Mágoa, Tristeza, Desejo, Paixão, Curiosidade, Euforia). As emoções têm polaridades distintas que afetam os chacras, gerando grandes descargas de ácidos e hormônios num momento que muitas vezes o corpo não necessitava. Essas descargas geram os desequilíbrios que levam à doença. Vamos citar como exemplo uma úlcera nervosa. Normalmente, quando uma pessoa está com raiva ou estressada, ela gera grandes quantidades de ácido gástrico (o mesmo ácido utilizado para digerir os alimentos). Muitas vezes na hora desta descarga de ácido gástrico, o estômago está vazio e o ácido corrói as paredes do estômago, causando gastrite e em seguida a úlcera nervosa.

Breve significado de cada chacra:

1º Chacra ou Chacra Básico: Está associado as Glândulas Suprerrenais. Funcionamento físico e sensação física. Funcionamento automático e autônomo do corpo, estrutura, base e raiz do ser. Relacionado a problemas familiares, excessos de responsabilidade, pessoal, profissional, familiar, etc. Dificuldades na estrutura de vida, falta de dinheiro, falta de emprego, etc.

2º Chacra ou Chacra Sexual: Está associado as Glândulas Gônodas ou Sexuais, Centro da sexualidade, intimidade, sentimentos e relacionamentos. Vinculado aos relacionamento com cônjuges, família, consigo mesmo, amigos e pessoas em geral. Pode auto podar-se de realizações na vida, falta de aceitação do corpo, baixa auto-estima, dificuldade em viver a vida.

3º Chacra ou Chacra Umbilical: Associado ao Pâncreas, aos desejos e Emoções: raiva, medo, insegurança, mágoa, tristeza, remorso, arrependimento, não engolir a vida, desejos não realizados, ansiedade, angústia, pânico, depressão, não perdoar, ódio, etc.

4º Chacra ou Chacra CardíacoAssociado a Glândula Timo; ao amor e sentimentos. Relacionado aos sentimentos reprimidos, tristeza, não achar graça da vida, materialismo excessivo, falta de compreensão, falta de sensibilidade, excesso de apego por tudo, dores por perda e abandono, etc.

5º Chacra ou Chacra Larínge: Associado a Glândula Tireóide. Relacionado a criatividade, capacidade de verbalizar pensamentos, materialização dos pensamentos. Não conseguir falar e opinar, não conseguir verbalizar ou expressar os sentimentos, “engolir” os sentimentos reprimidos, não conseguir por projetos em prática.

6º Chacra ou Chacra Fronta: Associado a Glândula Hipófise ou Pituitária. Relacionado a inteligência, a Consciência e o Amor Celestial. Excesso de preocupações, não dar limites, excesso de negatividade, raiva do mundo, futilidade, dificuldade em “respirar a vida”, excessiva visão racional e lógica de tudo, etc.

7º Chacra ou Chacra Coronário: Associado a Glândula Epífise ou Pineal. Relacionado a integração física e espiritual do ser, conexão. Falta de fé, incredulidade, não aceitar o mundo, não se ligar a uma consciência divina, não crer em Deus, brigar com Deus, rejeitar sua origem e criação, etc.

Eu acredito tanto numa proposta que é tornar pessoas que querem ser terapeutas holísticos, profissionais de sucesso ou TOP TERAPEUTAS e que a Terapia Holística pode salvar o mundo, que resolvi fazer algo especial.

E para finalizar, quero te dizer que eu sou criadora do Programa Online Top Terapeuta.

O Top Terapeuta é o método mais eficiente passo a passo para viver de Terapia Holística e atrair clientes todos os dias. Caso você se interesse por este treinamento ou queira saber mais, eu quero te convidar para ver a Reprise de uma Vivência Online que eu fiz esses dias. Foram 2 dias incríveis e você pode acessar a reprise dessas aulas, clicando aqui!