Como se libertar dos erros que você já cometeu e construir uma nova realidade?

Como se libertar dos erros que você já cometeu e construir uma nova realidade?

Como parar de se culpar pelo que deu errado? Como se libertar do passado e das falhas que você já cometeu, para que elas parem de comprometer o seu futuro?

Primeira atitude e mais importante para se libertar de qualquer coisa na vida é: PARE DE QUERER EXCLUIR ESSES SENTIMENTOS E O DESEJO DE VIVER NOVAMENTE A SITUAÇÃO NA SUA VIDA!

Como assim Cátia? Eu nunca quis errar, eu nunca quis falhar...

Eu sei que não, só que quando você olha para as situações que já enfrentou e que doeram, provavelmente você faz de tudo para evitar, para não viver essa dor novamente. Pois fomos educados a olhar para o erro como algo ruim, inaceitável e não fomos treinados para aprender a perder.

Além disso, o ato de evitar ou de excluir, mantém você mais preso ainda a esses padrões, por isso, você vai continuar atraindo e vivendo exatamente o que não quer.

Esses conceitos que errar é sinônimo de fracasso estão presentes em nós, que carregamos esse peso e a culpa pelas falhas que cometemos e ficamos emaranhados com medo de mudar, de agir ou de fazer algo que pode virar o jogo da nossa vida.

E mais, o seu consciente até “diz para você” que não quer viver novamente ou não quer falhar, porém o seu inconsciente volta e meia vai te trazer novamente para este lugar, porque é uma zona conhecida.

É como se o seu cérebro estivesse acostumado a repetir os mesmos padrões, porque já criou as conexões neurais que te levam a agir do mesmo jeito.

Portanto, por mais que se esforce, se não houver um processo profundo de mudança interior e um esforço voluntário da sua parte, você não vai conseguir mudar tão facilmente. 

Como treinar a mente para perder e aceitar os seus erros?

Se você for olhar a história de grandes personalidades e pessoas de sucesso, você vai ver que elas erraram muito e que elas aprenderam a enfrentar a vida sem ser vítima do que lhes acontece.

Sendo assim, elas foram se fortalecendo ao ponto de entender que errar ou fracassar faz parte do processo. E que muitas vezes esta é a essência do sucesso.

Afinal, é com os erros que aprendermos de verdade. E falhar sempre te dá a oportunidade de olhar para algo novo.

Portanto DIGA PARA A SUA MENTE QUE SE VOCÊ ERROU É PORQUE VOCÊ É UM VITORIOSO E NÃO UM FRACASSADO!

Ressignifique o que você viveu e olhe para o seu passado com glória!

Eu acredito que a forma mais eficaz de se libertar da culpa pelo erro é acolher e concordar com as coisas como foram.

Pare de se sentir em dívida com você, com as pessoas e com o mundo! Porque a culpa não é algo que te ajuda a crescer, ela empurra você para zonas muito inferiores. Com isso você se auto crítica, crítica as pessoas e mantém os padrões de lamentação e reclamação mais presentes ainda. O que não vai te tirar desse lugar de dor e de sofrimento nunca.

Quando você aprende a errar sem dor, para de resistir e fica disponível para que algo novo surja, aprende também a parar de gerar expectativas muito altas a respeito de si e das situações, pois se alinha com o momento e com o que está pronto para ter.

Quando ficamos presos nesse ciclo de “não posso errar” geramos expectativas muito grandes e sempre esperamos que coisas incríveis aconteçam, mas no fundo sua mente inconsciente fica esperando por algo dar errado.

Por isso que por mais que você se esforce para dar tudo certo, adivinha o que vai acontecer? Algo vai dar errado. É como quando temos aquela crença de que quando está tudo bem, algo vai dar errado... Isto se associa ao fato de você criar expectativas muito altas, na maioria das vezes, e não preparar sua mente caso algo não saia como o esperado.

Acredito também que desta forma, você prepara a sua mente para ser um eterno vencedor, mas com equilíbrio e com amor próprio. Para mim essas são sementes que sempre te levarão para o sucesso.

Por fim quero deixar aqui algumas frases poderosas para te ajudar a mudar esse padrão. Então, quando algo de errado, diga para você:

ESTÁ TUDO BEM EU TER ERRADO, ISSO É UMA BÊNÇÃO NA MINHA VIDA! ESTOU APRENDENDO, ESTOU NO CAMINHO! EU ME AMO, EU ME ACEITO, EU ME RESPEITO!

Para complementar este post, vou deixar aqui uma LIVE que fiz esses dias, onde falo mais sobre o assunto, ok?