Começar – Qual o primeiro passo para ser terapeuta holístico?

Começar – Qual o primeiro passo para ser terapeuta holístico?

Qual o primeiro passo para ser terapeuta holístico? Eu recebo esta pergunta todos os dias em algum dos canais por onde as pessoas encontram o meu trabalho, seja no e-mail, no blog, no facebook ou no youtube.

E hoje eu quero falar mais sobre qual é a dica que eu dou para quem está iniciando, bem como, vou falar da legislação e sobre o que você precisa para iniciar um trabalho, e assim se tornar um Top Terapeuta.

Afinal, quais são as exigências? O que o cliente ou consultante avalia? Como fica a questão do exercício ilegal da profissão de Terapeuta Holístico? Precisamos nos filiar a algum sindicado ou associação? Enfim, o que é necessário para desenvolver este trabalho?

Só que antes de falar sobre estas questões, eu quero lhe dizer que quando eu comecei, não tinha noção da proporção que tomaria essa ideia de ser terapeuta, na minha vida. Isto porque algumas colegas de trabalho souberam que estava fazendo Curso de Reiki, e começaram a me pedir. A partir daí, as irmãs e os familiares delas também queriam, e eu fui encarando, sem saber de legislação direito; sem saber como atuar e nem o que eu precisava para me tornar uma profissional.

Eu apenas sabia que não estava fazendo nada errado…

Não tinha local para atender, e atendia à domicílio mesmo.

Nesta época, lembro que o meu terapeuta me ajudou e ia me dando algumas dicas de como proceder. Graças a Deus, nunca peguei um caso que não soubesse ajudar… Até ficava nervosa e insegura, mas mesmo assim, eu ia e me sentia muito feliz com o que estava fazendo.

Agora, depois de quase 12 anos nesta área, eu digo que também passei por todas os desafios de um terapeuta que está começando: insegurança, medo de errar, me profissionalizar, estudar, mudar de profissão e abrir espaço holístico, não ter clientes, não ter prosperidade financeira e enfrentei muita coisa que você já deve ter enfrentado ou está enfrentando. Só que sempre mantive acessa dentro de mim, a chama que me ajudou a realizar esta missão. E depois que assumi, nunca mais pensei em desistir. Afinal, eu acredito que isto foi fundamental para eu conquistar o sucesso.

Se você não me conhece, sou Cátia Bazzan, terapeuta holística há quase 12 anos, Mestre Reiki, Psicoterapeuta Reencarnacionista, fundadora do site www.catiabazzan.com.br, escritora do livro Ame Quem Você é, escrevi por quase 3 anos artigos para o Jornal de Canela (jornal da cidade onde tinha o espaço), já escrevi para a revista Cristã do Espiritismo, fui dona de um Espaço Holístico por 6 anos. Hoje trabalho quase cem por cento de forma virtual e ajudo terapeutas a se tornarem Top Terapeutas.

Começarmos – Quais as leis, regras ou o que nos é exigido?

Existem muitos questionamentos com relação ao trabalho do Terapeuta Holístico.

Atualmente, não há um órgão que certifique o nosso trabalho. O que nos dignifica enquanto terapeutas holísticos é o nível de satisfação dos clientes ou consultantes que nós atendemos. E quando saem satisfeitos, certamente indicarão para outras pessoas.

Por isso, se você fizer um curso de Reiki por exemplo, já tem a ferramenta que precisa para começar a atender, pois este é um exemplo de curso que você já aprende a aplicar nas outras pessoas, no nível I.

Nas pesquisas que eu fazia, sempre aparecia como um dos maiores divulgadores do meu trabalho “o boca a boca”. Ou seja, o que leva uma pessoa até o terapeuta é justamente a indicação de alguém que ela confia. Em segundo plano, depois do “boca a boca”, está a mídia digital principalmente: sites, anúncios nos blogs, redes sociais, e-mails, etc.

Dentro deste contexto, imagine você que está estudando para ser Terapeuta Holístico: o que você avaliaria se fosse procurar por um? Quais são os seus critérios para escolher um bom terapeuta, caso não tenha tido nenhuma indicação?

Como começar – O que o seu cliente busca?

Agora, imagine o caminho que você percorreria e os possíveis indicativos de que o consultante vai fazer até agendar uma consulta. Olha só!

Normalmente as pessoas que não tem indicação, começam procurando alguma referência. E uma das principais fontes de pesquisa hoje em dia é a internet. Por isso, fique atento as principais ferramentas, que serão divulgadores do seu trabalho:

1º: acessar ao Google para ter uma indicação, procurar pelo nome do profissional e ver se ele realmente existe, se é de confiança e o que tem a respeito dele na internet.

2º: acessar o facebook, e procurar o perfil pessoal para ter mais referências.

3º: perguntar para alguém que seja da área E pedir indicações para saber se o profissional é de confiança e se o trabalho funciona…

4º: buscar provas de quem já fez para saber se realmente é proveniente que seja feito um atendimento, e o quanto tem a ver com o que precisa.

Sendo assim, você precisa estar alinhado nessas 4 fontes: conferir como estão as informações a seu respeito no google, cuidar muito bem do seu perfil no facebook, saber o que as pessoas falarão a seu respeito e à medida que for atendendo colher avaliações para ter prova social do seu trabalho.

Enfim, com essa enxurrada de informações que nós temos acesso atualmente, é preciso ter muita cautela. Por isso, imagine se nesta pequena pesquisa, a pessoa encontra fotos no facebook, de um terapeuta que geram dúvidas sobre sua conduta. Um dia está trabalhando com algo espiritual e posta fotos; noutro dia está numa balada, e também posta fotos. Como o consultante pode interpretar esta conduta?

Lembre-se sempre que precisamos dar o exemplo. Se fizermos coisas erradas, atrairemos situações complicadas. Quando sabemos o caminho certo, é preciso andar por ele. Procurar sempre agir condizente e não se arriscar. Porque para construir um bom nome, levamos anos e anos. Entretanto, para destruir nossa reputação, basta que uma pessoa comece a falar mal do nosso trabalho. Logo, se o que ela disser for verdade, nós perderemos tudo que conquistamos.

Por isso que o profissional que tem sucesso nesta área é aquele que apresenta uma conduta íntegra e reta, sendo honesto no seu trabalho e dando o exemplo. Quando não se sabe algo, não podemos desleixar e achar que não terá consequência, porque terá. Nossa consciência é o nosso maior tesouro, portanto precisamos estar atentos àquilo que acreditamos ser correto e seguir. Hoje em dia, muitos têm uma visão distorcida do que é ter uma conduta reta. Às vezes, pequenas decisões que tomamos e que parecem ser inofensivas, fazem um verdadeiro estrago. Por isso que precisamos nos cercar de tudo que nos dê credibilidade.

Para gerar credibilidade, primeiramente o terapeuta precisa ter os certificados dos cursos que fez. Os certificados são uma garantia de que o professor e a instituição (onde fizemos o curso) tem uma formação, e de que ele está habilitado para dar o curso. E também porque é exigência das prefeituras para poder ter os alvarás de licença para atendimento.

Começou – E agora que você iniciou, o que precisa ficar atento?

Também é importante observar a roupagem. Terapeuta Holístico não é médico, portanto não é necessário que use roupas brancas. Lembrando: o profissional não pode tratar as doenças, nem pedir exames, pois a avaliação é realizada por outro paradigma: o energético, sendo o cliente avaliado por meio de toques, observação da íris, língua, pela conversação e aparelhagens específicas da profissão (localizadores de pontos de acupuntura, fotografia da íris, aparatos radiônicos, etc), todos os métodos absolutamente não invasivos e sem dor. Todos os produtos recomendados por um Terapeuta Holístico são de venda livre, ou seja, não necessitam de receita médica e devem ser somente produtos naturais, sem contra indicação.

Para concluir a nossa reflexão de hoje, é interessante que analisemos profundamente os nossos atos, e também quais são os nossos objetivos com relação ao trabalho que vamos exercer. Afinal, se almejamos que no futuro haja reconhecimento na profissão de Terapia Holística, precisamos começar fazendo a nossa parte. E mostrar que merecemos esse reconhecimento.

E eu acredito tanto numa proposta que é tornar pessoas que querem ser terapeutas holísticos, profissionais de sucesso; e que a Terapia Holística pode salvar o mundo, que resolvi fazer algo especial.

Por isso, neste momento estamos organizando a Maratona Ative Seu Potencial, serão 3 encontros ao vivo comigo, onde você vai aprender o segredos dos terapeutas que estão dobrando o seu número de clientes. Para ver maiores informações e garantir sua inscrição por um preço promocional, acesse aqui!